domingo, 22 de maio de 2016

Carta de Pero Vaz de Caminha




Carta ao rei D.Manuel, comunicando o descobrimento da Ilha de Vera Cruz




 A Carta conhecida como "A Carta de Pero Vaz de Caminha" é também conhecida como "Carta a el- Rei Dom Manoel sobre o achamento do Brasil", é um documento no qual Pero Vaz de Caminha, escrivão de Pedro Alvares Cabral (descobridor do Brasil) registrou suas primeiras impressões sobre a terra descoberta.É considerado o primeiro documento escrito da História do Brasil. Assim, é considero o “marco zero” ou o pontapé inicial para a construção da História Brasileira após o descobrimento.
A Carta é datada em 1° de maio de 1500; a cidade onde estavam era Porto Seguro, e foi levada para Lisboa por Gaspar de Lemos, um grande navegador desse período.
Tal carta manteve-se conservada inédita por mais de dois séculos no Arquivo Nacional da Torre do Tombo. Esse Arquivo está localizado em Lisboa, e existe no Estado português desde a Idade Média possuindo mais de 600 anos; é uma das instituições mais antigas de Portugal e uma das únicas ativas até hoje. Foi descoberta no século XVIII por José de Seabra da Silva, mais precisamente em 1773.
Em princípio, Caminha se desculpa pela Carta, a qual considera "inferior". O escrevente documenta os traços de terra e o momento de vista da terra (quando se avistou o Monte Pascoal, a que deu-se o nome de Terra de Vera Cruz)
O pedido que Caminha faz no último parágrafo da Carta é muitas vezes tido como a primeira tentativa de nepotismo em território brasileiro. O que se verifica é que, na verdade, Caminha apelou a D. Manuel para que libertasse do cárcere o seu genro, casado com sua filha Isabel, preso por assalto e agressão[2] . Eis o trecho final no qual o cronista faz o pedido:
"E pois que, Senhor, é certo que tanto neste cargo que levo como em outra qualquer coisa que de Vosso serviço for, Vossa Alteza há de ser de mim muito bem servida, a Ela peço que, por me fazer singular mercê, mande vir da ilha de São Tomé a Jorge de Osório, meu genro—o que d'Ela receberei em muita mercê. Beijo as mãos de Vossa Alteza. Deste Porto Seguro, da vossa Ilha da Vera Cruz, hoje, sexta-feira, 1º dia de maio de 1500."


"Desembarque de Cabral" - Oscar Pereira da Silva
Pintor brasileiro (1865-1959)

Fonte de pesquisa:
Texto:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Carta_a_El-Rei_D._Manuel
http://www.infoescola.com/historia/carta-de-pero-vaz-de-caminha/
Imagens:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Carta_a_El-Rei_D._Manuel#/media/File:Carta-caminha.png
http://deniseludwig.blogspot.com.br/2013/04/arte-em-pinturas-na-historia-do.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário